Uma das metas desafiadoras das relações públicas é ter a
capacidade de fazer se cumprir os objetivos globais e a responsabilidade social
das organizações, seguindo e desempenhando as atividades específicas da área com
o cuidado necessário para que a relação com os públicos de interesse da empresa
flua da melhor maneira possível, sem ruídos
ou desrespeitos, levando em conta não somente a questão financeira e sim tendo
um posicionamento institucional de forma a não ferir o seu intuito de missão perante
a sociedade na prestação de contas.
Por isso, é importante valer-se da comunicação constante e
permanente, tendo como premissa, uma política estratégica de relações públicas,
pois, restringir apenas a ações comunicacionais
com o intuito de retorno a curto prazo, é um grande risco, pois enfrentamentos
sempre existirão, especialmente hoje em dia, tratando-se da questão social forte
mediante o uso contínuo das redes sociais como forma de expressão da sociedade.
É preciso que as organizações, instituições, empresas ou
pessoas públicas, entendam, que a melhor
forma de tratar a comunicação com os seus públicos é fazer um serviço integrado
de comunicação, em que, todos os públicos de interesse sejam focados e tratados
conforme a sua especificidade, fazendo o uso da comunicação dirigida em que,
cada público tem uma forma diferente nas análises e de interpretações da comunicação.
Ser transparente é o melhor caminho em todos os sentidos,
pois a ética na relação com os públicos farão com que a empresa cultive a médio
e longo prazos o retorno satisfatório de
público fiel e interessado no negócio da organização, tendo em vista que a
relação com o público enquanto sociedade fará com que a empresa contribua para
o fortalecimento da cidadania.
Portanto, o uso da
comunicação precisa estar sempre pautada na responsabilidade social, com os
processos de interação e uso de mediações de forma estratégica, agregando valores em toda a intenção de empreendimento ,
seja no lançamento de um novo produto, ou na realização de um evento, sendo assim, ter um profissional de relações públicas habilitado fará toda a diferença na relação com público e sociedade em geral.