O
processo de desenvolvimento das pessoas dentro das empresas inclui o
treinamento e vai além; compreende também o autodesenvolvimento, processo este
que é inerente a cada indivíduo.
Desenvolver
pessoas engloba experiência, vivência, percepção e, principalmente, a
capacidade pessoal de cada um. Quanto mais as pessoas estiverem voltadas para
algo de que gostam e para o qual têm aptidões, mais rápido e vantajoso será seu
processo de desenvolvimento e desempenho profissional.
Por
isso é tão importante que as pessoas estejam em lugares de acordos com seus
perfis, interesses e sonhos e as organizações devem atrelar o desenvolvimento
pessoal ao organizacional dando enfoque ao treinamento para desenvolver
pessoas.
Isso
é possível nas empresas de hoje?
Bom,
as empresas interessadas em oferecer serviços e/ou produtos com qualidade,
visando não apenas o lucro, mas também a fidelidade e o respeito tanto de seus
clientes e funcionários como da própria concorrência, devem estar sempre
atentas em relação às necessidades de treinamentos e reciclagens de seus
colaboradores.
É
de suma importância para a empresa ter a máquina administrativa sempre em
funcionamento e para isso é necessário o treinamento continuo, fazendo com que
os colaboradores estejam sempre conectados com a rotina administrativa.
Portanto,
é válido que se entenda também que as pessoas não são robôs, e por isso, a
flexibilidade diante de um imprevisto deve ser incentivada, para que nem o
funcionário e nem o cliente se sinta desconfortável quando este questionar ou
solicitar algo que não esteja dentro dos parâmetros determinados pelos
treinamentos, desde que respeitando os limites hierárquicos vigentes. Desta
forma, fica mais fácil identificar talentos que porventura não são percebidos
nas entrevistas ou nos treinamentos.
Incentivar
os colaboradores em outras atividades ou criar mecanismos de rotatividade
também são meios facilitadores para o reconhecimento de talentos e aptidões,
proporcionando ainda boa vontade para a realização das tarefas e motivação do
funcionário para a busca do crescimento profissional.
O
profissional de Relações Públicas tem esta visão de necessidade e deve estar
preparado para alertar o administrador sobre estas questões de forma que a
empresa plante em solo fértil para a colheita de bons frutos.
"Se me oferecessem a Sabedoria com a condição de guardar só para mim, sem comunicar a alguém, não a quereria."
Sêneca