A
palavra Empreendedorismo, cuja formação deriva do adjetivo empreendedor
acrescentado o sufixo ismo, traduz uma filosofia de vida, de acordo com a maneira
de pensar e agir da pessoa que empreende, sendo que a definição da palavra vai
depender muito das variantes culturais de autores, de países e lugares,
especialmente pelo fato de que, o ser humano tem suas características de
personalidades definidas em função do meio em que ele vive.
Por
este motivo, é possível encontrar definições de autores que fazem uso dos
campos da economia e das ciências de comportamento para conceituarem empreendedorismo,
sendo um assunto que atua em muitas disciplinas, com ideias de liderança, de
inovação, de promoção, de economicidade, de visão de mercado, de fixação de
objetivos, de uso das oportunidades, entre muitas outras.
Todo
negócio requer que seus proprietários, tenham compromissos e que saibam também
conviver com os riscos sabendo tirar proveito das oportunidades que surgem
cujas atitudes são reflexos marcantes de características necessárias para o exercício
da atividade empresarial, definindo com clareza o perfil do empreendedor.
Segundo
pesquisa realizada pelo Global
Entrepreneurship Monitor - 2007 (GEM), o Brasil por anos consecutivos vem
sendo apontado como um país de vocação empreendedora, esta Pesquisa aponta que em
cada 100 brasileiros 13 estão desenvolvendo atividade empreendedora.
Mas,
há um porém, pois de acordo com esta mesma pesquisa, de 7,5 milhões de
brasileiros que empreendem, 41,6% não o fazem depois que percebem uma
oportunidade de negócio viável mas por
uma questão de necessidade.
Portanto,
avaliando o comportamento brasileiro apresentado, pode-se afirmar que Empreendedorismo
é a maneira de pensar, agir e atuar, inovando, buscando oportunidades para
tornar o impossível em possível, provocando entusiasmo nas pessoas, fazendo-as saírem
da inércia, encarando os desafios, traçando metas e objetivos bem alinhados em
favor do lucro.