RPnaWeb

A informação possibilita e cria formas de condução para a vida em sociedade, portanto, é preciso fazer bom uso das estratégias de comunicação para melhor aproveitamento, sendo assim, cabe ao profissional de Relações Públicas desempenhar este importante papel social.

sábado, 18 de agosto de 2012

Como fazer para se tornar um empreendedor


A palavra Empreendedorismo, cuja formação deriva do adjetivo empreendedor acrescentado o sufixo ismo, traduz uma filosofia de vida, de acordo com a maneira de pensar e agir da pessoa que empreende, sendo que a definição da palavra vai depender muito das variantes culturais de autores, de países e lugares, especialmente pelo fato de que, o ser humano tem suas características de personalidades definidas em função do meio em que ele vive.
Por este motivo, é possível encontrar definições de autores que fazem uso dos campos da economia e das ciências de comportamento para conceituarem empreendedorismo, sendo um assunto que atua em muitas disciplinas, com ideias de liderança, de inovação, de promoção, de economicidade, de visão de mercado, de fixação de objetivos, de uso das oportunidades, entre muitas outras.
Todo negócio requer que seus proprietários, tenham compromissos e que saibam também conviver com os riscos sabendo tirar proveito das oportunidades que surgem cujas atitudes são reflexos marcantes de características necessárias para o exercício da atividade empresarial, definindo com clareza o perfil do empreendedor.
Segundo pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor - 2007  (GEM), o Brasil por anos consecutivos vem sendo apontado como um país de vocação empreendedora, esta Pesquisa aponta que em cada 100 brasileiros 13 estão desenvolvendo atividade empreendedora.
Mas, há um porém, pois de acordo com esta mesma pesquisa, de 7,5 milhões de brasileiros que empreendem, 41,6% não o fazem depois que percebem uma oportunidade de negócio viável mas  por uma questão de necessidade.
Portanto, avaliando o comportamento brasileiro apresentado, pode-se afirmar que Empreendedorismo é a maneira de pensar, agir e atuar, inovando, buscando oportunidades para tornar o impossível em possível, provocando entusiasmo nas pessoas, fazendo-as saírem da inércia, encarando os desafios, traçando metas e objetivos bem alinhados em favor do lucro.

Fonte de pesquisa: www.ead.sebrae.com.br